Sua compra mais fácil e segura
Introdução
Comprar um imóvel é um dos investimentos que mais precisa de atenção. Isso vale tanto para a compra da primeira casa quanto para qualquer outro momento em que você esteja negociando ou mesmo comprando um imóvel como opção de investimento.
O Guia de Compras TagHaus foi desenvolvido para ajudar a tornar esse processo de compra mais fácil.
Condições de Pagamento:
Conheça algumas formas para pagamento de imóveis as construtoras/incorporadoras. As mais utilizadas são:
• Compra com pagamento direto
• Financiamento através de crédito imobiliário
• Uso do FGTS
Compra com pagamento direto
O comprador paga diretamente à incorporadora/construtora, sem a necessidade de contratar uma instituição financeira para realizar um financiamento bancário.
Esse modelo de pagamento, geralmente é corrigido durante a obra pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil) e pelo IPCA ou IGPM depois do imóvel pronto. Depois do imóvel pronto pode existir a cobrança de juros mensais. Tudo isso vem explicito no contrato entre as partes.
Financiamento através de crédito imobiliário
Nessa forma de pagamento, o comprador contrata o financiamento bancário por meio de uma instituição financeira de sua escolha. O contrato de financiamento pode ser contratado no início da obra, caso se enquadre no apoio a produção ou quando o imóvel estiver pronto. Dependendo da renda, idade e valor do imóvel, pode ser concedido até 90% do valor do imóvel em financiamento bancário.
Uso do FGTS
O comprador pode utilizar o FGTS para abater parte do valor do imóvel através do pagamento de prestações, redução do prazo e amortização integral ou parcial do saldo devedor. Veja as regras na aba usar o FGTS:
Usar o FGTS
O FGTS é uma boa alternativa na compra de um imóvel.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador sujeito a (CLT). Este é um fundo de propriedade dos trabalhadores, mas só pode ser retirado em determinadas circunstâncias. Entre eles, a compra de imóveis. Mas afinal, como usar o FGTS para comprar a casa própria?
Financiar um imóvel com o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma alternativa procurada por trabalhadores contratados em tempo integral que buscam sair do aluguel e conquistar a casa dos seus sonhos.
O FGTS só pode ser utilizado para financiar imóveis dentro do SFH Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que financia unidades de até R$ 1,5 milhão, sujeito a um limite de juros anual de 12%, parcialmente financiado por recursos. conta poupança.
Os compradores também poderão utilizar os recursos do FGTS para descontar parcelas do primeiro imóvel de até R$ 1,5 milhão, financiado pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)
Algumas regras para utilização do FGTS:
• Ter pelo menos 03 anos de carteira assinada;
• Não ter outro financiamento ativo no SFH;
• Não ser dono de outro imóvel na cidade onde mora ou trabalha;
• Deve custar até R$ 1,5 milhão
• Imóvel somente para moradia em região urbana
Documentos e Informações
Saiba o porquê de cada documento
Descubra o que significa os diferentes documentos envolvidos e os termos mais comuns utilizados na compra de um imóvel.
– Compromisso de compra e venda
Uma promessa de compra e venda é um tipo de contrato pelo qual uma pessoa física ou jurídica (chamada de promitente ou vendedor prometido) se compromete a vender bens imóveis a outra pessoa (chamada de promitente ou comprador prometido (ou prometido) por um preço e condições pactuadas.
– Memorial Descritivo
Este documento contém todos os dados e informações sobre o desenvolvimento do projeto imobiliário para referência dos interessados. O memorando descritivo deve seguir os requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575/2013).
É público e deve ser registrado no cartório de imóveis do distrito responsável pela localização do terreno. Esse registro é obrigatório nos termos da Lei nº 4.591/1964.
Alguns dos itens presentes no Memorial Descritivo são:
- Localização da obra;
- Proprietário;
- Detalhe de cada etapa da construção;
- Alvenaria;
- Acabamento;
- Objetivo, especificações e normas técnicas;
- Detalhamento de materiais empregados na obra.
– Habite-se
Habite-se é uma certidão emitida pela Prefeitura Municipal da cidade onde o imóvel está localizado, de que o imóvel foi construído ou reformado e está pronto para ocupação de acordo com os requisitos legais determinados pela prefeitura.
– Escritura definitiva
Quando o imóvel estiver pronto e pago o valor total do contrato de compra e venda, a escritura pública definitiva será atribuída ao comprador. O prazo para o vendedor entregar este documento ao comprador deve ser respeitado. Este documento deve ser levado à Cartório do Registro de imóvel para que a compra e venda do imóvel fique registrado. Esta é a única maneira de transferir a propriedade.
Como contratar um financiamento
Para contratar um financiamento é necessário escolher uma instituição financeira de sua preferência.
Documentos Necessários
- RG
- CPF
- Comprovação de renda (03 últimos Contracheques ou Imposto de Renda ou outra documentação solicitada ela instituição financeira)
- Comprovante de renda
- Comprovante de estado civil
Se o comprador do imóvel for casado ou imóvel comprado em conjunto será necessário a mesma documentação para cada participante do financiamento.
Taxas e Despesas
São passiveis de cobranças pelas instituições financeiras, taxas de avaliação, seguros e ainda taxa de abertura de crédito. Isso vem descrito na proposta e é incluso nos custos do financiamento.
ITBI e Cartório
ITBI
Na compra ou venda de um imóvel é necessário o recolhimento do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Imóveis, realizado durante sua vida. Este imposto é pago pela pessoa que adquire o imóvel e não é cobrado no caso de doação.
Como é calculado o ITBI?
O imposto é calculado com base na alíquota do ITBI definida pela prefeitura e no valor de mercado do imóvel, até 3% da base de cálculo da transação. De antemão, o custo varia de acordo com a cidade onde se encontra o imóvel adquirido, você pode consultar a base atual no município através do site da prefeitura.
Escritura Pública
A escritura é um documento produzido por um notário público, em um cartório, para certificar a venda de um imóvel. O documento contém informações sobre os proprietários anteriores e novos do imóvel.
Os valores variam de acordo com o estado.
Registro do Imóvel
Após a assinatura da escritura, é necessário encaminhar os documentos ao cartório de imóveis para registrar a transferência de propriedade e confirmar a compra.
Esta é a única forma válida de transferência de propriedade entre imóveis nos termos do Código Civil Art. 1245. O valor registrado também varia de acordo com o estado e é calculado com base no valor da venda do imóvel.
Somos a TagHaus uma protech inovadora. Uma empresa que vem transformando o mercado imobiliário com uso de:
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Big data
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IA ( Inteligência Artificial)