Principais passos para comprar um imóvel pronto para morar

Adquirir um imóvel pronto para morar é a saída perfeita para quem precisa de um novo lugar com urgência, como também é a oportunidade ideal para quem quer sair do aluguel.

Mas, na hora compra, principalmente por envolver a aquisição de um bem de alto valor, é preciso de cuidado e cautela. O procedimento de compra não se resume apenas à assinatura dos papéis e ao pagamento.

Existem alguns pontos que antecedem a compra, que são de extrema importância para que a aquisição de um imóvel pronto para morar seja feita com sucesso.

Veja a seguir esses pontos e lembre bem deles antes de fazer a sua compra:


1 – Escolha e avalie o imóvel pronto para morar

Antes de tudo, tenha em mente quais imóveis deve buscar de acordo com valores que estão dentro do seu orçamento. Depois, defina o bairro, o tamanho ideal para as suas necessidades e aqueles detalhes que passou anos desenhando como objetivo a alcançar.

Além dos pontos principais da busca, um passo importante é visitar o imóvel pronto para morar e estar atento aos pequenos detalhes que não podem passar despercebidos, como: alvenaria, espaços, acabamentos e demais detalhes que acabam não sendo percebidos através de anúncios. 


2 – Entenda as formas de pagamento e os custos

Essa é uma das partes mais importantes de todo o processo de compra de um imóvel: o pagamento.

Se você já vem fazendo uma reserva financeira há tempos, pensando em comprar imóvel, isso será excelente! Essa é uma forma de pagamento repleta de vantagens:

  1. maior poder de negociação
  2. não compromete a renda mensal com parcelas
  3. possibilidade de aproveitar ofertas para pagamento à vista

Caso não tenha uma reserva, você pode optar por um financiamento. Com ele você já consegue ter uma noção de quanto pagará de entrada, assim como os valores das parcelas e também por quanto tempo será feito o financiamento do seu imóvel pronto para morar.


3 – Se atente à documentação necessária

Conseguiu encontrar o imóvel dos seus sonhos? Agora chegou a hora da documentação, pode separar:

  • Cópias da carteira de identidade e do CPF.
  • Cópia da certidão de casamento, se houver.
  • Comprovantes de renda atualizados.
  • Cópia do comprovante de residência.
  • Autorização de débito em conta corrente quando o comprador optar por esta forma de pagamento.
  • Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa)
  • Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar:
  • Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação do empregado.
  • Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos.
  • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo
  • Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiada.


Agora que você já sabe sobre os principais pontos para comprar o seu imóvel pronto para morar, conte com a TagHaus para escolher o seu lugar ideal. Chama a gente no WhatsHaus.