Saiba qual a renda mínima para financiar um imóvel
Conseguir um financiamento imobiliário é um passo necessário para a maior parte das pessoas que entram na jornada de comprar um imóvel. Esse processo pede um planejamento de diversas áreas da vida e dos recursos financeiros e, por mais que a etapa pareça complicada e difícil, ela não precisa ser.
O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo bancário, onde a instituição paga o proprietário do imóvel e o comprador passa a pagar ao banco mensalmente um valor, de acordo com as condições pré-fixadas em contrato.
Cada banco oferece condições específicas para o financiamento de imóveis em relação às facilidades de pagamento, duração do contrato, taxa de juros e limite permitido do valor do imóvel a ser financiado.
É importante que o comprador faça uma pesquisa em mais de uma instituição bancária antes de decidir, para comparar e encontrar aquela que atende melhor à sua necessidade.
Uma pesquisa feita pelo Serasa Experian apontou que 40% dos brasileiros não sabem qual a renda mínima para financiar um imóvel.
A renda mínima para a aprovação do financiamento imobiliário vai depender do preço do imóvel e da modalidade de crédito escolhida. As empresas de financiamento costumam ter esses valores definidos durante as negociações, após a seleção do tipo de taxa a ser aplicada, o valor da propriedade e o total que será financiado.
Com o Programa Casa Verde e Amarela a renda mínima para financiamento é de R$2 mil mensais até, no máximo, R$7 mil.
Algumas instituições bancárias que oferecem financiamentos podem exigir que o comprador tenha uma quantia que corresponda entre 20% e 30% do preço do imóvel.
Mas atenção: o valor do imóvel não é o mesmo valor financiável. Isso porque os bancos financiam no máximo 80% do valor total do imóvel e os outros 20% restantes são dados como entrada. São esses 80% do preço total do imóvel que o banco usa na hora de calcular a renda mensal que o comprador precisa ter.
Para saber se você possui a renda mínima para um financiamento, o caminho mais indicado é fazer uma simulação. Ela vai considerar o valor do imóvel que é possível financiar, o capital necessário para a entrada e a duração do financiamento.
Agora que você já sabe qual é a renda mínima para o financiamento imobiliário é só se preparar para fazer o seu. Conte com a TagHaus o lugar ideal. Chama a gente no WhatsHaus.